Os artigos do periódico são veiculados a partir de dois formatos: impresso e eletrônico.

No formato impresso, o periódico é distribuído principalmente aos sócios da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), a partir da venda de assinaturas.

Já o formato eletrônico do periódico pode ser acessado sem custo e a partir de dois domínios: http://bjnephrology.org e http://www.scielo.br/jbn.

O periódico online tem acesso aberto e gratuito, sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição BY (http:///creativecommons.org/licences).

A versão impressa do BJN pode ser adquirida junto à Sociedade Brasileira de Nefrologia. Para mais informação, acesse: Assinaturas.

O BJN é publicado trimestralmente (março, junho, setembro e dezembro).

Em sua versão online, o BJN publica seus artigos nos idiomas português e inglês. Já a versão impressa do periódico divulga os conteúdos em inglês, com títulos, resumos, e palavras-chave em português.


O BJN aceita manuscritos submetidos nos idiomas português e/ou inglês.

São publicados artigos nas categorias: Editorial, Artigo Original, Artigo de Revisão, Caso Clinicopatológicos, Artigo de Atualização, Perspectiva/Opinião, Comunicação Breve, Imagens em Nefrologia, Relato de Caso e Carta ao Editor.

Para mais informação, consulte nas Instruções aos Autores, o item Formato das Contribuições.

O manuscrito (ou Main Document) deve ser estruturado da seguinte forma:

    1. Página de Título, com título do manuscrito; título resumido; nome dos autores; afiliação dos autores; autor de correspondência; nome da agência de fomento; título, ano e nome da instituição onde foi apresentado o trabalho; nome do evento, local e data; declaração de conflito de interesse; e indicação de contribuição dos autores.
    2. Resumos e Descritores;
    3. Corpo do Texto (Ver nas Instruções aos Autores;
    4. Agradecimentos;
    5. Referências;
    6. Tabelas, Legendas de Tabelas e Ilustrações.

Para baixar um exemplo, clique aqui.


A submissão de manuscritos ao Brazilian Journal of Nephrology é realizada de forma online, a partir de: https://mc04.manuscriptcentral.com/jbn-scielo.

Caso seja o primeiro acesso, clique em Criar uma conta e siga as instruções.

A partir da página do sistema de submissão do BJN (https://mc04.manuscriptcentral.com/jbn-scielo), clique em Reset Password e informe seu e-mail. O sistema encaminhará uma mensagem automática para atualização da sua senha.

O BJN não cobras taxas dos autores para a submissão ou publicação dos artigos.

O BJN aceita a submissão de manuscritos escritos em português e/ou inglês, preferencialmente em inglês.

Se o manuscrito for submetido em português, é necessário que os autores também forneçam título, descritores, resumo e legendas de tabelas e ilustrações no idioma inglês.

Para manuscritos submetidos em inglês, não é necessário a indicação de título, descritores, resumo e legendas de tabelas e ilustrações no idioma português.

No momento da submissão do manuscrito, serão necessários os seguintes documentos:

    1. Carta de apresentação assinada por todos os autores do manuscrito (Modelo para Download);
    2. Copia da carta de aprovação do Comitê de Ética da Instituição onde foi realizado o trabalho – quando referente a intervenções (diagnósticas ou terapêuticas) em seres humanos;
    3. Documento principal do manuscrito, seguindo a estrutura recomendada (Ver, nas Instruções aos Autores, o item Estrutura e Preparo dos Manuscritos).

O ORCID ID (Open Researcher and Contributor ID ou, em português, ID Aberto de Pesquisador e Contribuidor) é um identificador digital para acadêmicos/pesquisadores, que permite a distinção de autoria de forma inequívoca, bem como conecta de forma fácil e correta os autores a sua produção científica.

Sim. A validação do ORCID ID por todos os autores dos manuscritos constitui-se em um dos requisitos utilizados pelo BJN, na etapa de pré-avaliação dos manuscritos submetidos.

Aplicado a partir de janeiro de 2019, este requisito consta nas Instruções aos Autores e constitui-se em uma das ações que visam o aprimoramento da qualidade formal do BJN para indexação em bases de dados internacionais.

O registro e a validação do ORCID ID ocorrem a partir do sistema de submissão do BJN, em específico dos dados cadastrais.

Como você já está indicado no manuscrito como autor, então já possui cadastro no sistema de submissão. Neste caso, para fazer o login, utilize o mesmo e-mail que foi indicado no manuscrito, no momento da submissão. Caso não possua senha, basta clicar em Reset Password, disponível na página inicial do sistema e seguir as instruções que serão encaminhadas para seu e-mail.

Para registro ou validação do ORCID ID, será necessário seguir os seguintes passos:

 

a) Acesse o sistema de submissão do BJN, disponível a partir de: https://mc04.manuscriptcentral.com/jbn-scielo;

b) Entre no seu perfil, na seção Email/Name (canto superior esquerdo);

c) Na página de Email/Name, no sistema de submissão do BJN, terá um link para o registro ou validação do ORCID ID. Clique na opção desejada e faça o preenchimento dos dados. Por fim, autorize a validação, ainda no site do ORCID;

 

d) No navegador, retorne à aba do sistema de submissão do BJN e clique em Next (da página E-mail/Name), Next (da página de Address) e Finish, para então salvar a validação do ORCID ID no sistema de submissão do BJN.