Braz. J. Nephrol. 2019-07-23.

Zinco-alfa2-glicoproteina (ZAG) como biomarcador precoce de nefropatia diabética em pacientes com diabetes mellitus tipo 2

Khaled A Elhefnawy, George Emad, Mabrouk Ismail, Maher Borai

DOI: 10.1590/2175-8239-jbn-2018-0200

RESUMO

Introdução

Embora a microalbuminúria continue sendo o padrão ouro para a detecção precoce da nefropatia diabética (ND), ela não é um preditor suficientemente preciso do risco de ND. Assim, novos biomarcadores para prever mais precocemente o risco de ND e possivelmente evitar a ocorrência de doença renal terminal estão sendo investigados.

Objetivo

Investigar a zinco-alfa2-glicoproteína (ZAG) como marcador precoce de ND em pacientes com debates mellitus tipo 2 (DM2).

Métodos
Os 88 indivíduos incluídos foram divididos em quatro grupos: grupo controle (Grupo I), composto por voluntários saudáveis normais; e três grupos de pacientes com DM2 assim divididos: grupo normoalbuminúria (Grupo II), subdivididos em TFG normal e TFG > 120 mL/min/1,73 m2), grupo microalbuminúria (Grupo III) e grupo macroalbuminúria (Grupo IV). Todos foram submetidos a urinálise e exames para determinar glicemia, HbA1c, função hepática, creatinina sérica, ácido úrico, perfil lipídico, cálculo da TFG, relação albumina/creatinina (RAC) e dosagem urinária e sérica de ZAG.
Resultados
Os níveis séricos e urinários de ZAG foram mais elevados nos pacientes com DM2 em comparação aos controles. Foi identificada diferença estatisticamente significativa entre os grupos estudados em relação aos níveis séricos e urinários de ZAG. Os níveis urinários de ZAG foram positivamente correlacionados com a RAC. Ambos os níveis de ZAG foram negativamente correlacionados com TFG. Os níveis urinários de ZAG no subgrupo com TFG ˃ 120 mL/min/1,73m2 foram maiores do que no subgrupo com TFG normal.

Conclusão
Constatamos que a ZAG sérica e urinária pode ser um útil biomarcador precoce para detecção de ND em pacientes com DM2, sendo detectável mais precocemente que microalbuminúria.

 

Palavras-chave
Nefropatias Diabéticas; Biomarcadores.

Zinco-alfa2-glicoproteina (ZAG) como biomarcador precoce de nefropatia diabética em pacientes com diabetes mellitus tipo 2

25

Comentários